Alimentação dos cães
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação
   Alergias caninas
   Alimentação dos cães
   Cuidados com os cachorros
   Cuidados com os cães
   Higiene canina
   Alimentação dos cachorros
   Conselhos alimentares
   Obesidade canina

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


Alimentação dos cães
57
Alimentação dos cães

A alimentação de um cão é vital para determinar a saúde do animal. Portanto, esta deve ser saudável e equilibrada. Se não for assim, se a alimentação não possui os nutrientes e energia adequados, a vida do animal pode correr perigo e encurtar-se desnecessariamente. Actualmente, fazer o nosso animal seguir uma dieta correcta não é difícil, pois existe no mercado uma vasta gama de alimentos.

As necessidades nutritivas de todos os cães dividem-se em proteínas, energia (glúcidos e lípidos), minerais e vitaminas.

PROTEÍNAS

São elementos essenciais para a alimentação. O seu papel principal é proporcionar ao organismo os elementos necessários para a sua construção. Contêm os aminoácidos necessários para as proteínas do organismo e participam no crescimento e manutenção dos tecidos estriados: músculos, sistema nervoso e esqueleto.

GLÚCIDOS

Os glúcidos proporcionam energia ao organismo. O fígado e os músculos absorvem a glicose presente no sangue e a convertem em glicogénio.

LÍPIDOS

Os lípidos são a fonte concentrada e privilegiada de energia. Libertam cerca do dobro da energia por unidade de peso comparado com os dos glúcidos e são indispensáveis para o organismo não só pelo seu papel energético com também pelas suas funções plásticas e funcionais.

Os lípidos contêm ácidos graxos essenciais, que foram a estrutura membrana das células. São indispensáveis para a conservação desta estrutura e para o bom funcionamento celular. Também tem um papel fundamental no crescimento, na qualidade do pêlo e na preservação da epiderme e também influencia o correcto funcionamento hepático e cardíaco, a fertilidade e a coagulação

MINERAIS E VITAMINAS

Os minerais e as vitaminas são indispensáveis no bom funcionamento do organismo pois participam em várias reacções metabólicas.

As vitaminas realizam várias funções: A sua acção influencia a visão do cão, o seu crescimento, a reprodução, a protecção e o crescimento das células sanguíneas e na prática total das reacções metabólicas e energéticas. Alias, ajudam a transformar os alimentos em substâncias semelhantes e participam na elaboração das células de sangue, hormonas e diversos componentes químicos do sistema nervoso.

Os minerais constituem a maior parte do esqueleto e dos dentes. Assim mesmo, também participam na manutenção do sistema imunitário, coagulação do sangue e no metabolismo do oxigénio no organismo. Também são essenciais no transporte da energia e no equilíbrio hídrico. Por último, também é importante a sua participação no metabolismo ósseo e epidérmico.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   alimentação, cuidados, cães, saúde
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso