Devemos cortar o pelo ao nosso cão?
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação
   Alergias caninas
   Alimentação dos cães
   Cuidados com os cachorros
   Cuidados com os cães
   Devemos cortar o pelo ao nosso cão?
   Higiene canina
   Alimentação dos cachorros
   Conselhos alimentares
   Obesidade canina

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


Devemos cortar o pelo ao nosso cão?
0

Cortar o pelo do cãoA dúvida se devemos ou não cortar o pelo ao nosso cão é bastante frequente entre os danos, especialmente nas épocas de maior calor, em que acreditamos que com tanto pelo eles sofrem, acabamos por decidir por cortá-lo. Mas a questão é mais complexa que isso e não se resume apenas a uma questão de estar calor ou não.

Devemos cortar o pelo dos cães no verão?

Ao contrário do que se possa pensar, exceto em casos raros, não, e a resposta não poderia ser mais simples. Os pelos dos nosso animais de estimação não só os protegem do frio, como também do calor, este não os aquece mas sim isola-os das temperaturas exteriores e permite manterem a sua temperatura corporal.

Quando é que devemos cortar o pelo dos cães?

Existem diversos fatores (que não incluem o facto de fazer calor) que ajudam a definir se é a altura indicada para cortar o pelo ou não. Mas antes de decidir-se seja o que for, temos de ter em conta que tudo vai depender principalmente da raça do nosso cão. Cães de raça cujo pelo cresce abundantemente exigem mais cuidados, potencialmente exigindo eventualmente algum tipo de corte.

Um veterinário, por detetar algum problema com o pelo ou a própria pele do cão poderá requerer que se corte o seu pelo. Um dos problemas que ocorre com mais frequência são os nós que os pelos podem criar, facto que acontece mais com cães de pelo comprido. Escovar o pelo do cão diariamente permite evitar este tipo de situação mas ao não ser possível, pode ser necessário que o seu pelo seja cortado.

Como cortar o pelo a cães

Decidindo-se assim que está na altura de cortar o pelo ao nosso cão, então está na altura de o fazer. Numa fase inicial deve-se levar o animal para um sítio confortável e sem barulhos, para não agitar o cão. Usando uma máquina ou tesoura para cortar o pelo (podes ver aqui todas as opções), poderás então começar.

Primeiro, verifica se o cão apresenta feridas ou outros problemas antes do corte. Se estiver tudo bem, escova o pelo do animal para remover a maior parte do pelo morto e dos nós. Com uma tesoura, corta as áreas com mais pelo para facilitar o corte com a máquina. Antes de ligar a máquina, deve-se passá-la um pouco desligada para que o animal se habitue ao toque. Se ainda assim ele não gostar, então deve-se cortar apenas com a tesoura.

O corte deve ser feito sempre na direção dos pelos. É necessário recordar que as áreas mais sensíveis de um cão costumam ser a cabeça (rosto / focinho), barriga e patas dianteiras, por isso nessas zonas deve-se ter ainda mais cuidado para não assustar ou ferir o animal.

A opção de levá-lo a um petshop também é interessante para quem não consegue ou não tem tempo para cortar o pelo do seu animal de estimação, no entanto uma ida ao petshop pode ser tão estressante como uma ida ao veterinário, pelo que sempre que possível devemos ser nós a cuidar do pelo do nosso animal. Afinal de contas, ele conhece-nos bem e ao sítio onde cuidaremos dele.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   alimentação, cuidados, cães, escovagem, saúde
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso